Como Usar as Perguntas Retóricas | PNL

Tempo de leitura: 6 minutos

Como usar as perguntas retóricas:

Sabe aquela situação onde você está conversando com alguém, em um momento que precisa convencê-la de algo. Uma pergunta “Retórica” neste momento é ideal, para convencer a pessoa de que você não está ali de bobagem. É exatamente nesta hora da sua pergunta, ela ficará sem resposta até mesmo porque a sua intenção já não é de fazer uma pergunta qualquer e sim um retórica. Essa retórica que você fará já será sabendo que a pessoa não saberá responder e abrirá um campo imenso de possibilidades de você entrar na mente da pessoa de persuadi-la. Continue lendo e verá com isso é possível.

 

featured-image-3

E para vermos isso em campo, basta você já ver como as coisas podem mudar para o seu lado, em um momento que você for oferecer algo. Como uma venda do seu curso ou um outro tipo de produto(não importa qual).
Jamais seja agressivo com o seu possível comprador ou investidor. Saiba como apresentar o  seu material, seja sutil e tranqüilo. Em nenhuma ocasião devemos chegar logo de cara oferecendo algo que o seu cliente não confia. Isso porque ele não conhece seu produto, até mesmo porque este exemplo é para uma situação de um possível novo cliente.
Quando for falar do seu produto, comece pelo melhor ponto dano um exemplo de um cliente seu, já muito contente com o resultado do seu produto e a transformação na vida deste cliente. Exalte o seu cliente que já adquiriu o produto, diga que o seu cliente teve os resultados esperados porque soube usar o seu produto da maneira certa e na hora certa.
Quando falo maneira certa é porque seu produto não é qualquer um, então precisa está realmente preparado para adquiri-lo, pois a sua maior preocupação é saber se os seus clientes vão conseguir seus objetivos com o seu produto. Em determinados momentos você pode está afobado por algo que deseja, mas não está seguro da decisão, pois não se acha maduro o suficiente para dar esse passo. E você não quer simplesmente vender mas sim, fazer um negócio onde todos vão ganhar.
Um exemplo simples disso, é falar sobre o seu cliente como já disse aqui acima, e no final deixar um pergunta retórica tipo: “Então este meu cliente, agora está muito feliz. Assim como você ele também persistiu e conseguiu o que queria. sabe ?”. Esse “sabe” vai deixá-lo em uma posição e sem palavras, a sua intenção foi uma pergunta retórica para o seu suposto cliente, vira uma pergunta retórica porque não saberá responder. Nesta hora é o momento em que você criou autoridade e pode iniciar uma persuasão mais pesada.
Mas nada disso será possível se você não colocar as pessoas com quem está dialogando, em um estado desejável para que a persuasão seja possível. Isso, porque ninguém será influenciado por algo que ela não deseja. Como já sabemos a emoção toma a decisão bem antes do racional. E esse é uns dos motivos de muitas das técnicas de hoje apela para o convencimento tocando o lado emocional, pois este lado nas pessoas é bem mais sensível e é bem mais flexível as coisas externas e a aceitar pedidos de terceiros. Então trazendo a pessoa para o seu lado, fazendo com que ela veja o bom sobre aquilo que estiver oferecendo  ou vendendo para a pessoa algo extremamente importante para ter sucesso na sua persuasão.
Quando você identificar que a pessoa já na mesma onda que você, eu digo já está empolgado com o que estiver a ela oferecendo, ai sim você pode ter certeza que a persuasão funcionou, e as perguntas retóricas foram eficazes na sua função. Sua função que era deixar a pessoa flexível a suas idéias, que por muitas vezes, pode parecer algo negativo para a pessoa com quem está dialogando. Com o seu poder de convencimento de uma boa comunicação é possível quebrar objeções e barreiras serão superadas.
E mais um ponto e não menos importante, é sabermos que a outra pessoa tem as suas idéias e posição. E a pessoa vai defender a sua posição de todos os jeitos possíveis, porque é o que ela acredita é algo já enraizado na mente dela. E com isso a única coisa que você precisa saber é qual é a posição, opinião e como ela expõe está posição de forma firme ou com dúvidas.
Caso esteja com a sua posição firme, seja flexível e concorde com a opinião dela, mas fazendo algumas objeções de uma forma bem amigável e passando confiança, lógico sempre sabendo o que está falando.
Caso dúvidas, tire-as com à pessoa passando informações sobre o assunto, da mesma que você passou caso ela tenha certeza, que é com flexibilidade, falando o que realmente sabe e passando confiança. Assim, vai ganhar a confiança da pessoa, e com isso fazer de você um amigo. Já que ajudou-a com uma coisa que muitos iriam se aproveitar para simplesmente vender. Já no seu caso quis aproveitar para ganha mais um parceiro e não um simples cliente ou comprador.
Respeitar a opinião de terceiros, é a mesmo coisa que respeitar a se mesmo. Por quê em algum momento alguém vai está na sua posição, que da mesma forma você terá a sua opinião sobre o que estiverem tratando, e é umas das formas, e além de ser umas das melhores com certeza e uma das mais usadas também, que é você dar mais atenção ao que outros gostam para conquistá-la  do que ficar focado em fazer só o que você gosta.
E tudo que você ou acima ser chamado de “Dialético”, entender a pessoa e de acordo com a posição dela você faz com que ela veja e se abra para a sua ideia, fazendo objeções e abrindo outras idéias, gerando na pessoa curiosidade sobre o que você estiver falando. E conseqüentemente a ela irá querer saber mais, ai você já ganhou a confiança dela.
Então como já dito acima, a pergunta “Retórica”, abre uma espécie de vácuo na mente das pessoas, afinal uma pergunta retórica não tem resposta o que deixa a pessoa em uma posição de dúvida, uma posição que faz qualquer um ficar sensível para ser persuadido e assim abrir a pessoa para um mundo novo onde tudo será novo e novidades deixam as pessoas encantadas. Digo mundo novo, por que normalmente pessoas ficam no quadrado dela, com a sua opinião e posição e não mudam, com uma resistência enorme. E se consegue mudar e quebrar está barreira, você provavelmente jamais será esquecido, porque nada ninguém esquece de alguém que nos deu um novo caminho e novas oportunidades na vida e isso por mais que alguém não reconheça, tenha certeza ela não vai esquecer de você.
Obrigado por ler ate aqui, espero que tenha gostado e um forte abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *