PROCRASTINAÇÃO – E Seus Efeitos no Nosso Dia-Dia

Tempo de leitura: 9 minutos

PROCRASTINAÇÃO – E OS EFEITOS NO NOSSO DIA-DIA

 

Em nosso dia-dia sempre temos muitos assuntos para resolver e não deixar acumular, para que no futuro este assunto de hoje não nos incomode novamente, ou gere problemas caso nos o deixarmos de lado. Afinal sempre que deixamos de fazer algo hoje, para fazer depois, isso é totalmente prejudicial aos nossos compromisso conosco e pessoas envolvida com a gente.

Entender a importância de evitar “Procrastinação” é fundamental para não perdemos coisas relevantes na vida.

procrastinar

 

Porque e o que acontece quando procrastinando?

Normalmente nós procrastinamos por que algumas das nossas tarefas nos incomoda, nos tira da zona de conforto e isso realmente nos tira a vontade de fazer qualquer coisa. Mesmo que a tarefa seja fácil nos adiamos e adiamos, por que nós achamos naquele momento tal tarefa não é importante para ser realizada. Isso é até normal, nem sempre precisamos fazer o que aparece no mesmo momento, mas precisamos ter um olhar critico de não ficar procrastinando algo não importante que com o tempo virando urgente, por ter procrastinado por muito tempo.
Costumamos dizer que tudo que hoje é urgente um dia já foi uma tarefa “Circunstanciais” ou “Importante”. Isso por que nós por muitas vezes adiamos tarefa sem colocá-la em um prazo para ser realizada, fazemos pior adiamos sem data para fazê-la realmente. Isso todos nós fazemos quase que sempre, algo totalmente prejudicial para à nossa vida pessoal e profissional.
Na vida pessoal, as pessoas à nossa volta começam a perde um pouco da confiança em nós, por que sempre falamos que faremos algo, mas nunca fazemos sempre dando desculpa e colocando impossibilidades de fazer a tarefa. E isso gera incômodos nas pessoas.
E o mesmo acontece na sua vida profissional, algumas vezes nós é solicitado alguma tarefa que não queremos fazer ou por qualquer motivo, ou por que não sabemos ou estamos desanimado no trabalho. Fazemos com que nossa imagem no trabalho fique queimada gerando a nossa demissão e isso não é nada boa né, ainda mais sair de maneira negativa do seu local de trabalho.

Perguntas importantes:

Quais são as tarefas?
Qual a importância delas?
O que gera nossa procrastinação sobre essas tarefas?
O que estamos perdendo?
O que estamos ganhando?
As perguntas acima nos darão base para sabermos sobre os resultados que teremos no futuro com a nossa procrastinação, essa que fazemos diariamente.
Vamos falar sobre os resultados analisando cada resultado de cada pergunta:
Quais são as tarefas ?
Precisamos saber a importância de cada tarefa, seus benefícios e perdas. Sabendo disso podemos saber que cada tarefa tem seu grau de importância e sabe o que pode ficar para depois e as que precisam ser feitas no momento.
Qual a importância delas?
Podemos saber o que precisando fazer na hora, visualizando a tarefa resolvida no futuro, vendo seus benefícios e malefícios. Resultados finais nos motivam ou nos desanimam e também nos dão direcionamento para as melhores tarefas.
O que gera nossa procrastinação sobre essas tarefas?
Procrastinamos sobre uma tarefa quando não temos claro o resultado final daquela ação. Achando que aquilo vai nos prejudicar ou tirar nosso conforto. Por isso antes de tomar qualquer ação procure saber o por que aquilo está nas suas mãos, pode sim trazer enormes benefícios.
O que estamos perdendo?
Tente sempre saber o que vamos perde procrastinando determinada tarefa. Quando deixamos nossas atividades sempre para depois, coisas na nossa vida só vão se acumulando e deixando de trazer seus resultados. E isso tudo só vai acumulando e uma hora vai estourar fazendo com que um dia você sofra os problemas gerados, por deixar tudo para depois.
O que estamos ganhando ?
Sua procrastinação está trazendo-lhe algum benefício ? Mas digo benefício aqueles resultados positivos, que trazem desejos realizados. Mas não vejo, como “Procrastinação”, pode nos trazer  algo de bom, afinal nós sabemos que procrastinar só nós trás atrasos em todos os âmbitos da nossa vida.
Se você percebeu, nas perguntas e respostas acima, vemos que em nada a procrastinação nos ajuda, nos trás algo beneficio ou melhora nossa vida?Com certeza não. Até mesmo por que quando procrastinamos deixamos de cumprir nossa palavra.

 

procrastinar-dicas

 

Clareza nas atividades pontuais:
Quando temos clareza nas nossas atividades, temos mais chances de conseguir iniciar e terminar uma tarefa sem deixar para depois. Mas para termos clareza precisamos saber, tudo sobre a atividade, isso digo sobre pontos positivos e negativos, assim conseguiremos ter em mente, como a atividade vai ser realizada, assim podemos nos motivar e não mais adiar algumas tarefas.
A clareza também nos ajuda, a realizar a atividade de maneira mais rápida, fazendo com que tenhamos mais tempo para outras atividades e ganhando mais tempo principalmente para você.
Comprometimento Publico:
Outras boas ações para evitar de “Procrastinar” é sempre ter comprometimento público, ter outras pessoas envolvidas com as nossas ações. Nas quais nós precisamos realmente fazê-las o mais rápido possível.  Outras pessoas gostam de cobrar terceiros, então vamos usar isso ao nosso benefício. Mas sempre lembrando que a motivação tem que vim do nosso interior e não do exterior, mas para evitar a procrastinação vamos precisar de todas as ajudas possíveis até ver que já estamos fazendo determinada tarefa no automático sem a ajuda de ninguém, e já conseguindo aplicar este compromisso para outras tarefas.
Penalidade desagradável:
Gere uma penalidade caso você não compra com os seus comprometimentos. Essas penalidades precisam ser aplicadas para que a gente não sejamos punidos, mas precisa ser punições de verdade, não tipo: Lavar a louça, acorda mais cedo ou pagar dinheiro para alguém. E sim achar uma punição que vai e muito incomodar você na hora de ser punido, tipo usar a camisa de um time rival, usar uma roupa muito feia e ter que sair de casa, precisa ser algo muito ruim que faça você sempre ficar atento com as suas ações no dia-dia.
E para você realmente ser punido algum terceiro precisa cobrar você ou você precisa sempre mandar suas ações para provar sua evolução ou demonstrar que realmente não está procrastinando.
Essas formas colocadas acima para pararmos de procrastinar são de extrema importância para adicionarmos o costume de sempre sabemos o que precisa ser feito agora e não mais depois.
Tudo que fica para depois não pode ser nada de bom a curto prazo ou longo prazo, e sim tudo que nada acrescentará para você e seus objetivos, tanto como pessoa e profissional. Essas coisas que podemos deixa para depois, podem ser como uma saída com amigo mesmo com pendências para você resolver que não pode deixar para depois, e só você resolve. E muitas dessas saídas você vai  só para agradar seus amigos, vai mesmo não querendo, isso é principio de pessoas que vivem a vida de outros e não a sua, algo totalmente prejudicial para os objetivos de qualquer pessoa.
Em outras palavras pense que sempre você é responsável pelas suas escolhas, em qualquer área de sua vida. Nossas escolhas fazem total diferença na procrastinação, quando escolhemos nossos objetivos sempre estaremos com eles em dia, fazendo automaticamente termos tempo para a nossa vida social com a família ou amigos, tendo tempo para sai com eles.
Não sei se você percebeu mas em nenhum momento disse que não vale apena sair com os amigos, muito pelo contrario devemos sim ter vida social, está entre amigos, famílias ou um grupo de pessoas no qual gostamos de estar, nos faz muito bem, nos deixa feliz, com auto-estima e teremos momentos que podem nos fazer bem a longo prazo, como prazer em ser uma pessoa para sempre está com esses amigos.
Olha como o resultado de não procrastinar pode nos trazer felicidade em todos os lados da vida. Não procrastinar, é dizer não ao lado ruim da vida, e sim para a sua vida e sua vida com outras pessoas.  Não procrastinar é sempre está com a sua vida em dia com as suas vontades e vontades das pessoas que você ama e gosta. Quando fazemos tudo na hora certa ou tentarmos sempre fazer o que para você é importante, nunca esquecendo que o que é circunstancial é de extrema importância para um dia não vira importante ou pior urgente, e quando vira urgente algo nós fizemos de errado ou não fizemos né. 
Então, jamais faça o que outros querem, jamais fale “Amanhã faço”, nunca pense que depois é sempre melhor, nunca espere que outros façam o que é seu problema ou sua tarefa, e sempre tenha em mente que o amanhã não existe, mas sim o hoje. No hoje, você pode fazer o que quiser para ter o que quiser no futuro. O futuro também é algo que não existe para nós, mas como todos queremos vive-lo, afinal ninguém quer morrer antes né. O futuro é seu, então crie ele você e não deixe para outros dar para você o salário que deseja, não deixe para outros escolhe como vai viver. Ou pior deixar para outros quanto tempo você terá para você mesmo, para sua família ou amigos. Isso é deixe outros controlarem a sua vida o que você terá uma só vez.

 

 

“Procrastinar é deixar de viver um vida plena”

 

Diego Carvalho Lira
“Viva sem limites”

Obrigado!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *