PERSUASÃO X MANIPULAÇÃO | PNL

Tempo de leitura: 7 minutos

PERSUASÃO X MANIPULAÇÃO

 

A diferença entre conquistar uma pessoa ou uma multidão com um bom argumento e exemplo ou força alguém a fazer algo distorcendo a verdade ou impondo com ameaças.

 

persuadir

 

 

Já não é de hoje, que nós seres humanos estamos evoluindo cada vez mais e mais, por diversos motivos um deles é uma necessidade de evoluir e conquistar coisas antes ditas como impossíveis. Em nosso ser, nossa natureza, nossa origem sempre existiu uma vontade imensa de criar e ter tudo a nossa volta, mesmo aquilo que não era nosso, nós queríamos aquele ou um igual ou para ser mais feliz um melhor.

E por estes motivos, desejo de sermos cada vez maiores perante outros animais e até menos outros seres humanos. Estamos estudando diversas formas de estarmos sempre a frente de outras pessoas de forma positiva ou negativa, afinal infelizmente tudo que nós fazemos sempre tem alguém que encontra uma forma de usar para o mal.

Agora vamos entender por que muitos confundem sobre esses dois assuntos tão importante que é Persuasão e Manipulação, ambos com a mesma finalidade, mas usadas de formas completamente diferentes.

 

MANIPULAÇÃO:

foto-92

Durante a nossa vida, ou até mesmo rotinas do dia a dia, sempre temos coisas que queremos fazer e outras não, coisas normais da vida. Aquelas que não queremos fazer é porque não gostamos ou não vemos algum motivos positivo no momento ou no futuro para quem já se imagina como será seu futuro.

Só que sempre tem alguém que por algum motivo quer que nós façamos aquilo por motivos muitas vezes desconhecidos por nós. É normal essas pessoas que desejam muito que façamos isso, são pessoas que vão de forma individual se beneficiar com aquele trabalho e unicamente ele vai ganhar algo.

E essa forma de fazer com que façamos algo vem de um forma muito agressiva ou distorcendo a verdade, sobre a origem e resultado ou necessidade de realizar determinada tarefa. Tarefa que muitas das vezes em nada vai nos ajudar ou trazer ganhos de alguma forma.

As formas que as pessoas utilizam para nós forçar inconsciente ou também consciente é através de ameaças, caso seja seu chefe, fala que será demitido caso não faça, ou que irá prejudicar você de alguma maneira. Ou também apresentando-lhe um trabalho com informações positivas para a execução da tarefa que não existem, ou seja você trabalha duro pensando que terá ganhos como uma promoção, aumento salarial ou qualquer outro também na vida pessoal não só na profissional.

Infelizmente o resultado disso é um ardo esforço para realizar algo pensando que está trabalhando por uma causa, sendo que na verdade está realizando um trabalho que só um vai ganhar com isso. Mais conhecido como: “Ganhar- Perde”. Quando falamos em “Ganhar- Perde”, estamos nos referindo a casos onde muitos trabalhando para um ou poucos se beneficiarem com o resultado.

confissao-de-um-estagiario1

Mas Manipular qualquer pessoa tem prazo e resultados já esperados, afinal por mais que saibamos fazer com que pessoas façam o que queremos usando manipulação, uma hora por mais que uma pessoa não tenha conhecimento, para a curto prazo perceber que está sendo manipulada(enganada). Toda e qualquer pessoa por mais que simples e humilde que seja tem sonhos vontades e desejos que querem realizar. Mas com o tempo percebem que nada vem só vai, e o trabalho continua árduo e os ganhos somente o básico do básico.

solidao-depressao2

Resultado disso tudo, é que a pessoa manipulada abre os olhos e vai embora com toda sua força de vontade, sonhos, dedicação e oferecer seus trabalhos, sua mão de obra para outros. Fazendo com que seu manipulador, perca uma boa pessoa ou bom funcionário. Quem sempre usa essa técnica para força as pessoas a realizarem algo sempre acabará sozinha ou em péssimas companhias, que para lugar nenhum irá levar. Mas este é o resultado da Manipulação, nunca será de confiança e jamais terá ao seu lado pessoas ou uma equipe que poderá chamar de família ou pessoas de sua confiança.

 

PERSUASÃO:

 

ajudando-O-Amigo

Quando falamos em crescimento pessoal ou profissional, estamos falando que precisamos ou queremos algo que não temos hoje. E pra que isso se torne uma realidade e saia do campo das idéias, sempre e sempre precisamos de alguém, ninguém nem nunca cresceu ou conquistou qualquer objetivo sozinho. 

Diversas pesquisas e estudos já provaram que todas as pessoas de sucesso no mundo, entre bilionários, milionários, grandes artistas, grandes políticos ou figuras publicas e empresários, todos tiveram ou tem aquela pessoa que pode ser sócio, mentor ou qualquer tipo de pessoa que ao seu lado, fez com que crescesse de maneira expressiva e não deixou desanimar e foi e é um exemplo. Aqui também podemos incluir os subordinados caso seja uma empresa.

Agora você me pergunta: “Diego Por que está falando de Persuasão e pessoas ao nosso falo no caminho para o sucesso?”  É simples, como já disse acima ninguém é o que foi ou é o que é sozinho, pessoas influenciam para o bem ou para o mal. Cabe a você de acordo com os seus objetivos ou vontades escolher quais iram fazer parte do seu dia-a-dia. Essa decisão falará muito sobre as suas vontades e conseqüentemente sobre o seu futuro. 

Uma pessoa do nosso lado, é de extrema importância para nos ajudar em nossos objetivos, mas como fazer com que alguém queira nos ajudar e ao mesmo tempo, fazer de forma complemente voluntaria e sem nenhum interesse dependendo do objetivo da ajuda e em alguns casos os resultados viram a longo prazo. Aqui é onde entra a Persuasão uma forma completamente verdadeira e motivador na hora de solicitar que alguém faça algo que muitas vezes nem saiba o que é.

Ao solicitar uma ajuda ou parceria utilizando Persuasão a abordagem é feita de maneira completamente amigável, deixando claro que o objetivo ali é algo para ambos ganhar, ou seja trabalhar no “Ganhar-ganhar“. Aonde eu, você e todos envolvidos ganharam de acordo com os seus esforço.

São apresentados, com total clareza o por que tal pessoa faz o perfil para tal trabalho, por que dos objetivos de onde vieram e para onde vão. Os argumentos usados, além de serem verdadeiros é colocado para os envolvidos o por que isso os fariam bem caso aceitassem. Demonstrando os ganhos não só financeiros mas também como profissional e pessoa. Quais serão os resultados positivo e também os negativos para que tudo seja feito na maior transparência possível sendo começando com integridade.

PR-and-Legal-Counsel-Uneasy-Bedfellows-and-Strategic-Partners

Resultados da ajuda pela Persuasão, é uma parceria igualitária e Ganha-ganha. Umas das mágicas também é que mesmo que a não tenha nenhuma ideia do que está acontecendo também incluída no projeto como uma ferramenta de extrema importância para a sua realização, por que por mais que nosso trabalho seja simples, não quer dizer que é menos importante, grandes departamentos ou cargos precisam de departamentos menores ou cargos para que eles possam tomar suas decisões.

Então, a importância que é dada a todos envolvidos é uma das formas de convencimento aos futuros envolvidos. E os resultados que aqui também já são esperados, é uma equipe motivada e envolvida com o projeto e ciente de tudo que faz, o por que e o resultados esperados.

Conclusão: 

Manipular, igual a trabalho forçado sem nenhum respeito aos desejos alheios, e uma forma de se beneficiar das possíveis necessidades de terceiros, por motivos financeiros ou só para se colocar acima delas.

Persuasão, fazer parcerias, trazer pessoas para trabalhar ao seu lado de maneira honesta e com integridade para que isso dure muito tempo. Deixando todos cientes dos ganhos e possíveis perdas em todos os âmbitos. Aqui é jogo limpo, entra quem quer é por que quer algo mais do que lhe é oferecido no dia-dia. Para alcançar um objetivo na vida e fazer da sua vida que é curta seja grande.

Então, trabalhe com honestidade para que nunca seja colocado como uma pessoa aproveitadora que não serve para nada de bom. Afastando boas pessoas que um dia com certeza iram fazer falta.

Obrigado por ler até aqui..

Abraços..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *