PNL – Pilares Para Uma Boa Argumentação

Tempo de leitura: 6 minutos

Pilares Para Uma Boa Argumentação:

Quando conseguimos persuadir uma pessoa para fazer algo de bom para nós ou para ela, é um conjunto de argumentos, que envolve diversas formas de comunicação, que ajuda a convencer uma pessoa a fazer o que para ela a princípio não seria bom, e com uma boa comunicação e um argumento bem organizado para passar a ideia com autoridade e segurança, deixando a pessoa convencida que aquilo que ela pensava sobre ela estava completamente errado o assunto conversado.

equilibrio

 

Para termos uma boa argumentação em qualquer situação é de praxe sempre termos conhecimento sobre o assunto que vamos conversa ou debater. Isso é de extrema importância no momento em que estamos passando a nosso ideia para a outra pessoa.

Antes de mais nada precisamos saber que as idéias que vamos passar na hora de argumentarmos algo para alguém. Precisamos ter isso estruturado para que o argumento seja:

  • Lógico
  • Tenha base
  • E seja Simples

Quando usar essa forma acima para organizar suas idéias, na hora de persuadir e argumentar, sobre algum assunto com alguém, é certo que você terá sucesso no final das troca de argumentos com a pessoa que está em uma posição contraria a sua.
Vamos detalhar abaixo os três tópicos sobre a estrutura dos argumentos. Entender como cada uma funciona, sua importante na hora de passar uma informação com segurança.

 

1º LÓGICO:

Quando queremos passar uma ideia para alguém precisamos ser lógico. Mas que seria ser lógico no momento da argumentação?

Seria basicamente, a sua comunicação ter uma seqüência onde qualquer pessoa entenderia tudo que você falar. Seus argumentos tem inicio, meio e fim. Quando sabemos organizar nossas idéias na hora de passar uma ideia fica bem mais fácil de convencer a pessoa sobre nosso conhecimento em um determinado assunto.

E para que isso seja possível, no mínimo precisamos ter uma bom ou excelente conhecimento sobre o assunto no qual queremos argumenta. Não da para saímos por ai falando sobre determinados assunto no qual não sabemos nada ou quase nada. Isso pode com o tempo nos deixar em uma posição de uma pessoal que não sabe o que fala ou falar para chamar a atenção mas logo-logo as pessoas percebem e logo se afastam, afinal pessoas quando procuram por mentores ou alguém que ajude-as a melhorar de vida. Mas para que isso seja possível no mínimo, querem seguir pessoas que realmente passem segurança, autoridade no que falam, que sejam exemplo de conquista e sejam exemplo de pessoa.

 

2º  TENHA BASE:

Quando estamos em uma interação com outra pessoa ou um grupo independente da quantidade de pessoas, precisamos sempre começar nossa fala de uma forma bem distraída totalmente direcionada para a platéia para captar a atenção de todos e para que todos se sintam acolhidos pela sua falar e atenção. Mostra que você esta ali para eles.

Quando as pessoas se sentem importante em qualquer situação elas tendem a dar mais atenção e valor para o que está acontecendo. Quando nós somos bem recebidos tendemos a ter mais conexão com aquele que nos recebeu e nos deu um pouco de atenção.

Então para que tudo isso seja possível, tenha uma base onde todos vão se conectar com você. Essa base é uma boa inicialização do argumento ou conversa, você precisa já no começo demonstra que é uma autoridade, no seguimento que está comunicando ou um bom entendedor do assunto.

Sempre que iniciamos com autoridade conseguimos persuadir melhor as pessoas e ter a atenção de todos. Não é fácil prender a atenção das pessoas, até mesmo por que nós humanos desfocamos muitos e a maioria das pessoas não conseguem prender a atenção por muito tempo, em muitos casos  por 5 minutos.

Já sabendo disso, logo no início dê um argumento bem claro para que todos presente saibam que estão na frente de uma pessoa que sabe do que está falando. Usando palavras e termos que poucos falariam a respeito do assunto ali debatido.

Bons argumentos vão dar a você alguns minutos, para literalmente soltar mais e mais palavras e vão deixar todos vidrados em você, e é nesse exato momento onde você continuará sua apresentação de uma maneira mais tranquila, pois todos já estão querendo ouvir mais sobre o que você tem a dizer.

 

3º SEJA SIMPLES:

Ser simples na sua argumentação é passar para a pessoa ou todos que estão escutando você que não é preciso de palavras que poucos conhecem ou de formas difíceis de falar. Quando nós realmente sabemos sobre o assunto ali discutido, não precisamos introduzir dialetos desnecessários para elevar o nível da conversa.

Para termos pessoas a nossa volta se sentindo a vontade, com as nossas palavras precisamos argumenta de uma forma que todos nos entendam e assim nenhum ali vai querer se retirar ou não achar você um bom conhecedor do assunto por não consegui entender o que você fala por que você escolher uma linguagem para poucos e acaba eliminando uma massa importante de pessoas que poderiam está ao seu lado.

A simplicidade do seu argumento somado a uma ótima forma de apresentar suas idéias ou informações, que deseja compartilhar, é uma ferramenta muito utilizada para ganhar de forma rápida as pessoas, todo mundo gosta de aprender qualquer coisa e ao mesmo tempo aprender fácil, sem muita enrolação e complicação.

 

62828648

 

Conclusão:

Como podemos ver neste artigo, se organizar para ter um bom argumento é muito fácil, o difícil mas nem tanto é o que vai falar. Neste parte fica de inteira responsabilidade sua. Você tem que saber sobre qual assunto você tem total controle que conseguiria persuadir qualquer pessoa neste segmento.

Seja lógico para que a suas idéias tenha sentido e entre fácil na cabeça das pessoas.
Tenha base, saiba do que está falando e argumentando como autoridade e veja o resultado fascinante do respeito das pessoas.
Seja simples, a simplicidade conecta qualquer pessoa, você consegue ganhar muito mais do que sendo complicado.

Saber como funciona e como usar o poder da argumentação é ter poder sobre a sua vida e conseguir realizar seus desejos e fazer coisas boas para você e para as pessoas ao seu redor.

Muito obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *