Entenda: O que é Persuasão Cerebral e Manipulação – PNL

Tempo de leitura: 6 minutos

Entenda o que é Persuasão Cerebral e Manipulação

Antes de mais nada queria explicar exatamente o que é persuasão algo ainda muito confundido com manipulação de pessoas, o que é totalmente equivocado com a realidade das intenções de uma pessoa que usa a persuasão e não manipulação temos que separar as duas coisas de acordo com a sua utilização. Afinal ambas tem finalidades totalmente contrarias.

financial-equalization-1015294_640

Persuasão:

Tem como definir pela forma que é apresentado algo para alguém. Na hora que uma pessoa ou chefe pede alguma coisa para você, é uma abordagem bem tranquila, uma conversa até bem confortável, parecendo que esta com um amigo. Essa é uma das principais características da persuasão, fazer com que qualquer situação onde algo será solicitado para alguém seja bem descontraído e amigável.
No momento que lhe for solicitado algo mesmo sendo algo de sua obrigação, tipo algo do seu trabalho sua função, será solicitado de uma maneira com que você veja algo de bom em realizar aquela tarefa para você e outros a sua volta.

Quando digo outros a sua volta digo que todos ganham quando lhe é solicitado para fazer algo sendo utilizado persuasão, por que na persuasão foco é de ganha-ganha, onde você cresce com o que vai fazer e a pessoa que pediu também, criando um laço muito importante na vida social no emprego e no pessoal.

Todos crescendo juntos, fica muito claro que não é um jogo de interesses particulares, sendo pessoas usadas para que poucos ou um só se dê bem encima do trabalho dos demais. Isso nós podemos chamar de manipulação(vamos falar logo abaixo). É quase que um aproveitamento de uma pessoa com baixo conhecimento sobre o que está acontecendo e enganando-a ou uma pessoa com dificuldades como por exemplo financeira que precisa do emprego deixando-se ser usada para fins nada bons para ela. Isso jamais acontecerá em um ambiente onde se respeita todos com se fosse você mesmo, jamais irá ocorrer algo do tipo, tudo será na base da verdade, fazendo com que todos fiquem confiantes de ficar no local onde nada tem fins prejudiciais.

A Persuasão é uma conjunto de argumentos que convence uma pessoa a fazer algo que primeiramente será bom para ela causando também efeito nas pessoas envolta dela, feitos positivos. Como por exemplo, você explica para a pessoa os ganhos da tarefa, como ela pode fazer, da sugestões e explica o que isso significa no campo da importância, como isso é relevante para um conjunto de pessoas ou para a organização dependendo da tarefa claro.

Coloque a pessoa como rei ou rainha da tarefa, deixe-a  em um lugar de importância, deposite confiança e diga que todos os ganhos com o sucesso do trabalho serão dela, deixando-a totalmente motivada a fazer da melhor forma possível. Isso irá elevar a sua confiança e deixá-la com mais vontade de realizar um bom trabalho pois ela vai esta se sentindo reconhecido e lembrada.

                                              “Exalte as pessoas ao seu lado que você também será exaltado.”

                                                     Diego Carvalho Lira

 

Manipulação:

Agora vamos entender um pouco de funciona o oposto a Persuasão. Já que a Persuasão  é o convencimento por bons motivos, o contrario é convencer alguém a fazer algo mas com motivos ruins ou força a pessoa a fazer algo colocando medo em formas de ameaça. Isso é “Manipulação”.

89cc3829c27598230b7ed166c13c80b3

 

Nada mais é do que alguém força uma pessoas a fazer algo por meios de ameaças dependendo do local onde estão. Um exemplo é, no local de trabalho,  você tem suas tarefas para quais foi contratado, e você as faz com excelência. Mas em dados momentos lhe é solicitado algo a mais e por diversos motivos você não é obrigado ou não pode fazê-la naquele momento, pois a sua obrigado do dia-dia na empresa você exerce muito bem. Mas mesmo assim o seu chefe quer por que quer que você faça o que lhe foi pedido, e a partir dai começam ameaças e insultos contra você, do tipo que colocam você em uma posição de fragilidade e inferioridade, causando-lhe vergonha e humilhação.

As ameaças e insultos, podem ser do tipo, lembrar quem paga seu salário que sustenta você e sua família, ameaçar com punições ou até mesmo demissão. Também podemos incluir aqui o mais comum que é “Mentira“, muitos lideres usam este artifício para enganar e ludibriar seus colaboradores, passando informações que não procedem para motivar(manipular) sua equipe para trabalhar em uma causa que ele não tem nenhuma intenção de cumpri. Que pode ser um aumento, promoção, melhoria no local de trabalho entre muitas que todo trabalhador quer. Isso é chamado de manipulação, quando você não é verdadeiro com as pessoas ao seu redor.

Mas esta forma de agir com as pessoas pode e vai cair muita rápido nas mãos das pessoas, por que consegue-se manipular pessoas durante um certo tempo, depois muitos começam a perceber que nada que foi prometido ou combinado foi cumprido. E neste exato momento que começamos a ver que por mais que um grupo de pessoas se deixem ser manipuladas, chega uma hora que a fixa cai e você fica sozinho em qualquer situação na vida.

E no caso do profissional você não irá crescer, pois ninguém cresce sozinho. E são neste exato momento que percebemos o quanto as pessoas são importantes em qualquer trajetória que escolhemos. Tomem cuidado na hora que quiser manipular alguém, todos os humanos temos por natureza uma defesa muito aguçada. Podemos aguentar por um tempo, mas depois ai muitas coisas ruins podem acontecer.

Conclusão:

Usa a persuasão a seu favor e não contra, isso quer dizer traga as pessoas que desejam o mesmo que você por meio de convencimento positivo. Isso se da de forma a mostra o que os dois podem fazer juntos ou individualmente que acarretará um enorme ganho para todos os envolvidos.

Não é prometer rios de coisas inalcançáveis, e sim argumentar frente a frente com a pessoa. Olhando nos olhos dela para você passar segurança e credibilidade no que estiver falando. Procure saber, quais são os desejos das pessoas, sonhos e objetivos, assim você conseguirá de uma maneira mais direta persuadi-la a trabalha em prol das suas metas de vida. Usando cada momento como o momento de mais uma vez mostra que tudo que ela deseja ela merece e faz por onde.

Entenda como as pessoas ao seu lado funcionam ou o que fazem elas funcionarem. E as trabalhem para que corram atrás dos seus objetivos, de uma forma compartilhada assim todos crescem juntos. Mostre sempre o lado bom das coisas. Pois o ruim é criada por pessoas negativa ou que não vê nada de bom na vida. Não to falando que não existe coisas ruins, estou falando que quando olhamos o lado negativo mais uma vez não olhamos para as oportunidades de desenvolver.  Então procure as coisas boas onde todos só vêem problemas você verá oportunidades.

abraços,

Diego Carvalho Lira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *