Os Pilares da PNL: Entenda e Aplique na Sua Vida

Tempo de leitura: 10 minutos

 

 Os Pilares da PNL: Entenda e Aplique na sua Vida

 

1

Olha só, quando falamos de pilares da PNL(Programação Neuro Linguística), estamos falando de bases de conhecimento que são responsáveis pela origem e direcionamento dos estudos em qualquer área. Já na PNL o objetivo é cada vez mais entender e compartilhar conhecimentos sobre como alcançar e mudar de vida. E os pilares também são importantes para entendermos o por que do surgimento de determinada metodologia ou algo que foi necessário para a evolução de alguma área de vida humana.

Identifique os seus pilares e veja o que move você. Tente identificar se os seus pilares estão de acordo com os seus objetivos e metas. Seus pilares dizem muito sobre você afinal, eles representam suas raízes e para onde desejar ir e o que quer alcançar.

Como Albert Einstein já dizia “Não são as respostas que movem o mundo e sim as perguntas”.

Pilar Rapport: Nos mostra e nos ensina como construir relacionamentos com outros e consigo mesmo, e provavelmente este pilar seja o mais importante de todos, neste a PNL nos trás como algo poder ser aprimorado para uma evolução de vida.

rapport_symbolAtravés do Rapport vamos melhorar e aprender a desenvolver os pontos abaixo:

  • Aprendendo fazer as pessoas ouvirem você em situações desafiadoras
  • Lidando com pessoas difíceis
  • Aprender a dizer não.
  • Aumentando a sua habilidade em responder para melhorar suas escolhas
  • Assumindo a perspectiva dos outros.

Rapport: Não se sabe o que é pior, não ter dinheiro ou rapport.

O rapport é uma habilidade que precisa está com você sempre e em qualquer situação, todos os tipos de relacionamentos, tanto no pessoal como no profissional. Isso com o seu professor, aluno, chefe ou cônjuge. Regra numero um da PNL comunicação: é preciso estabelecer rapport antes que a pessoal ouça você, ou seja antes mesmo de falar qualquer coisa para a pessoal que está na sua frente, usando alguns técnicas do Rapport você já deixa a pessoa completamente focada em escuta com toda a atenção.

 

Por que o Rapport é importante ?

 

A origem da palavra rapport deriva do francês rapporte, traduzido como “devolver ou reporta”. Em inglês significa “um relacionamento ou entendimento empático”. Refere-se a criação de uma conexão bidirecional. Sabemos que fizemos uma conexão com a outra pessoal ou o grupo que estamos no momento, quando conseguimos ter uma comunicação de segurança e sem nenhuma pretensão, somada à uma atenção imensa a você e tudo que esta falando naquele momento. sabendo que esta sendo ouvido e está ouvindo.

Todos nós gostamos de passar o tempo e ficar com pessoas iguais a nós. Mas no mundo existem pessoas de infinitas personalidades, habilidades e opiniões diversas sobre um mesmo assunto. E com a inteligência da PNL com o rapport, toda essa diferença de visão de mundo fica fácil de lidar com tudo isso, afinal sua principal tarefa é fazer com que nossa comunicação seja a mais flexível possível independente do momento. O rapport torna as coisas mais fáceis. E um dos principais, preserva seu tempo, dinheiro e economiza energia. Que beleza viver livre do estresse daquelas comunicação difíceis, principalmente no trabalho.

 

Pilar Conhecimento sensorial: Sabe aquele momento que você está em um ambiente diferente do seu habitual, exemplo como uma casa. E assim que você entre e lá fica por um tempo, até que curto. Você percebe que tem cheiro, um ar e um clima bem diferente da sua casa, mesmo ambas as casas algumas vezes parecida, e ao mesmo tempo ambientes tão diferentes. Ou como você vê o um colega seu preocupado do trabalho, só de ouvi ou olhar o jeito que fala. Percebe o cair da noite e o amanhecer. Tudo isso pelas sensibilidades naturais da visão, audição, tato, sensação, paladar e olfato em seu benefício.


Ver, Ouvir e Sentir: Habilidades naturais que podem ser aprimoradas para uma comunicação melhor.

  • Explorando o surpreendente poder dos seus sentidos
  • Entrando verdadeiramente em contato com o mundo ao seu redor
  • Observando como as pessoas pensam de forma diferente pela linguagem que elas preferem
  • Percebendo os movimentos dos olhos das outras pessoas e o que eles significam

Nós mesmos somos verdadeiras máquinas na arte de sentir coisas externos a nós. Já nascemos um pequena máquina completa, com todos os sensibilidades sensoriais completamente acusadas e prontas para aprender mais e mais. O aprendizado faz parte do desenvolver de todas as nossas habilidades naturais de captar as coisas que acontecem no ambiente que estamos no momento, com a visão, olfato, tato, paladar e auditiva e menos comentada sensibilidade corporal aonde, por muitas vezes captamos sensações que não podemos ver, ouvir, cheirar ou sentir no tato. Uma habilidade de interpretar algo que está acontecendo que nada foi citado sobre isso.

Logo, quando crescemos deixamos de dar atenção a alguns sentidos focando só em alguns para tocar a nossa vida, algo muito grave pois, todos são responsáveis por desenvolver diversas habilidades para cada vez mais termos facilidades com as tarefas no dia dia. Só dano atenção para ao pensar e processar informações. O que infelizmente nos deixa para trás com relação aquelas pessoas, que como nós, deixa alguns sentidos para trás, mas com o tempo percebe o que está perdendo, passa a dar mais atenção, aos sentidos deixados para empoeirar.
Mas todos nós podemos sim reverte este quadro, e fazer um uso melhor dessas habilidades, que não usamos muito por que ficamos muito dependente dos sentidos mais automáticos como visão e audição, mesmo não prestando atenção muito na audição. Reverta, se policiando e tentando ativar seus outros sentidos em um momento de conversa ou alguma situação de interação com outras pessoas, onde você consiga ter todos os sentidos ligados e veja seu foco mais concentrado e mesmo assim também prestando atenção ao seu redor.

Pilar Resultado: Um pilar de extrema importância, afinal, ela começa a avaliar as suas escolhas e tomadas de decisões , analisando e incentivando você a tomar novas decisões, se desprendendo de pensamentos negativos . Com os princípios para uma abordagem positiva, melhorando as suas tomadas de decisões, fazendo melhores escolhas ou fazendo com que você encontre um objetivo na sua vida, enxergando novas oportunidades assim que a sua visão de tomada de decisões esteja volta para as partes positivas de uma nova ação.

 

Controle a sua própria vida

  • Entendendo que você pode escolher sentir-se bem ou mal.
  • Influenciando como o mundo o trata
  • Posicionando-se firmemente na condução da própria vida
  • Trabalhando o seu cérebro para alcançar seus objetivo com facilidade
  • Descobrindo a fórmula secreta do sucesso

felicidad-3

 

Suas Escolhas são baseadas em lembranças que podem ser um presente muito bom ou péssimo. Isso fazendo com que você tenha bons momentos com essas lembranças ou até pesadelos com visões de algo errado. E com a PNL em campo para nos auxiliar no combate a essas lembranças, que podem ser reprogramadas em sua mente. Tornando assim você o condutor da sua vida, e não o passageiro.

Um bom exercício para começar as mudanças de pensamentos, é você sempre ficar focado em pensar sobre coisas boas e sempre que receber algo, pense nos retornos positivos para você. Em sua memória as informações são gravadas como imagens, sons, sentimentos e com os ajuste de sintonia com as suas vontades.

Foque nos pontos abaixo para esquecer momentos ruins, e só fixar na sua mente momentos que trazem alegria e fazem com que você tenha mais momentos de felicidade.

  1. Pense em um dia em que você estava feliz de verdade.
  2. Preste atenção no que vê, ouve e sente quando evoca a memória.
  3. Deixe suas lembranças boas, bem claras na sua memória. Dessa maneira você terá uma visão bem clara e fixada das coisas boas na sua memória, fazem com que essas imagens ou momentos se fixem melhor, trazendo elas a tona sempre e sempre, substituindo maus pensamentos.

 

Pilar Flexibilidade Comportamental: O próprio nome deste pilar já diz tudo não é mesmo, afinal ter flexibilidade no mundo de hoje é algo muito importante, para conseguir lidar com milhares de pessoas e situações que podem aparecer no nosso dia dia. E ser flexível é a chave para praticar a PNL.

 

  • Aprendendo o modelo do comunicação da PNL
  • Assumindo total responsabilidade e qualquer interação
  • Entendendo como os outros se comunicam
  • Descobrindo como se comunicar com eficiência
  • Descobrindo as técnicas para se desprender das suas emoções e focar nos resultados

Para que nós tenhamos uma flexibilidade melhor em determinadas situações, precisamos conhecer várias formas de se expressar e comunicar-se para entendemos a mensagem que a outra pessoa ou grupo quer passar. Caso eu perguntasse para qualquer pessoa que não conhece a PNL, qual parcela ela tem em uma interação com outra pessoa, com certeza todas elas falariam que seria 50%, afinal nós perguntamos e respondemos. O que é totalmente diferente com quem tem a PNL sobre domínio, que não tem só 50% da comunicação e sim 100%, fazendo com que a pessoa que estiver comunicando-se com você praticamente fale somente sobre assuntos que você coloca na interação te deixando no controla de conversa.

Mas para ter toda essa habilidade é preciso ter conhecimento sobre os tipos de comunicação e saber lidar com todas elas. É o que a PNL trás através da flexibilidade Comportamental ferramenta usada para sempre te deixar pronto para alterar seu comportamento quando for necessário em certos momentos.

 

shutterstock_252562522

 

Conclusão:

Como você leu acima os pilares da PNL, são de extremamente importante para cada passo que você precisará dar no caminho para o sucesso. Apresentando para nós uma forma diferente de ver as coisas que acontecem ao nosso redor, com uma perspectiva positiva sobre coisas passadas e aquelas que vão acontecer.

Resumo do pilares:

Rapport: Como construir relacionamento com os outros e você mesmo.

Conhecimento sensorial: Como usar todos os sentidos naturais do nosso corpo para captar melhor o que as pessoas querem passar ou entender até o que elas querem esconder.

Resultado ou pensamento positivo: Trabalha sua forma de pensar sobre as coisas que já aconteceram-lhe e as que vão acontecer. Fazendo com que você tenha uma visão positiva das coisas, afastando negatividade das suas reações.

Flexibilidade Comportamental: Esse pilar diz respeito a como fazer de forma diferente aquilo que já vem sendo feito a algum tempo e nunca funcionou. Trazendo assim novas formas de interagir com as mesmo coisas do dia dia ou alguma novidade na sua vida.

 

Pilares: Base que desenvolve e conduz os estudos sobre um determinado assunto que precisa ser desenvolvido por diversos motivos. Sendo um deles a vontade de crescer e fazer a diferença na forma de ver o mundo, que é o principal objetivo da PNL.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *