Resultados com PNL(PROGRAMAÇÃO NEURO LINGUÍSTICO)

Tempo de leitura: 10 minutos

RESULTADOS – PNL

 

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O que você quer ? Essa é uma pergunta definitiva em PNL. O que você quer é um resultado final – algo que deseja por que não tem no estado atual. Resultados aparecem quando nos os alcançamos por isso do nome, e o primeiro passo para alcançá-los é pensar neles e cuidadosamente. Por que você deseja o seu resultado? Esse é uma pergunta que requer muitas respostas afinal devemos ter vários para ter um objetivo. Resultados em PNL são diferentes dos alvos. metas e objetivos, pois forma cuidadosamente considerados e atendem determinados condições que os tornam realistas, motivadores e alcançáveis.


Quando determinamos um resultado, nós tornamos conscientes da diferença do estado atual com o desejado. Isso irá criar um problema que é o alcance do resultado(objetivo), através de tarefas no percurso do caminho até o resultado. Um resultado não é a mesma coisa que uma tarefa. Resultado é aquilo que deseja alcançar. E tarefa é o que você precisa fazer para alcançá-lo. Sem um resultado especifico as tarefas nada alcançaram.

     Problemas não podem ser solucionados a não ser que você defina resultados.

A mudança é uma jornada de um estado atual insatisfatório em direção ao estado desejado – seu resultado(objetivo). Utilizando vários recursos para ajudá-lo na jornada.

 

Estado presente                                                                                Estado desejado

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                                                           recursos e tarefas
         (Estratégias mentais, linguagem, fisiologia, estados emocionais, crenças e valores)

 

Existem 4 perguntas básicas que precisam ser feitas para que a jornada seja mais assertiva.
São elas:

  • Em direção a que estou indo? (Resultado desejado)
  • Por que estou indo? (os valores que o guiam)
  • Como chegarei lá? (A estratégia para a jornada)
  • E se algo der errado? (Gerência de risco e planejamento de contingências)

PENSANDO EM RESULTADOS


Resultados apresentam dois aspectos:

  • Pensamento voltado para resultados – Resolver com você mesmo o que você quer em uma dada situação.

 

  • Orientação para resultados – Quando temos em mente os resultados que queremos e pensamos constantemente de forma direcionada com propósitos gerais na vida. Enquanto não souber exatamente o  que quer, qualquer coisa que fizer não trará o resultado esperado, até mesmo por que não foi planejado.

O oposto do pensamento voltado para o resultado é o pensamento voltado para o problema focalizando no que está errado.

A nossa sociedade de hoje esta muito adestrada em só ver o problemas não vendo que acaba gerando outros. Quando identificando o que há de errado já queremos atribuir culpa, como se todas as coisas de errado sempre tivesse alguém que causou não pensando que erros acontecem a todo momentos e motivos.

Fazendo ou escutando as seguintes perguntas identificamos estes pensamentos:

  • O que está errado ?
  • Há quando tempo ?
  • Quando começou ?
  • De quem é a culpa ?
  • Por que você ainda não resolveu ?

Por mais que essas perguntas pareçam normal na hora de resolver algo, elas em nada ajudam. Pois elas focalizam no presente e passado. Também fazendo com que você se sinta pior com o problemas, afinal são perguntas negativas em um momento delicado. Quando só focamos no problemas fica difícil resolve-lo ou pensar em alguma solução, pois quanto mais focamos no problemas mais afundamos com ele, não vendo uma solução.

    

   Pensamento voltado para o problemas faz com que o problema seja ainda mais  difícil de se resolver.

Podemos formar os questionamentos de uma outra forma para acha as possíveis causas do problemas, mas de uma forma a contribuir e não deixar o problema com cara de algo impossível de acontecer.

  • Qual foi a contribuição da outra pessoa para aquele problemas ?
  • Qual foi a minha contribuição para o problema ?
  • Como a soma dessas contribuições constitui o problema?

Essas perguntas apesar de perecerem com as outras negativas, elas nos levaram em uma direção mais útil identificando ações para corrigi-las .

 

ESTRUTURANDO RESULTADOS:

 

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Há nove perguntas que devemos fazer quando trabalhamos com resultados. Pense bem nelas, assim seu resultado será realista, alcançável e motivador. Essas condições se aplicam a melhor a resultados individuais.

  1. Positivo: O que você quer ?

Resultados são expresso no positivo. Mas não nada haver com o”pensar positivo” ou com “positivo” no sentido de ser bom para você. Aqui o positivo esta direcionado para algo que você quer, em vez de “se afastar de algo que deseja evitar”.

Então, pergunte-se “O que eu quero ?” e não “O que eu quero evitar?”.

Em vez de não querer algo pensa nos benefícios como Não pensa “Eu quero parar de fumar” pense “Eu quero uma vida melhor sem cigarros”. A diferenças aqui trás uma recompensa no final nos motivando no caminho.

 

  1. Evidência: Como você saberá se está tendo ou obteve sucesso ?

É preciso saber se está no caminho certo para alcançar seu resultado. Mas para isso é necessário ter feedback sobre o caminho que está trilhando para saber sobre suas evoluções e saber se o seu planejamento esta funcionando.

Duas formas de evidência:

  1. a) feedback à medida que você progride em direção ao resultado. Como irá saber se está indo bem?
  2. b) Evidência da ter alcançado o resultado. Como saberá se o alcançou ?

Pergunte-se:

“Como saberei se estou no rumo certo para alcançar meu resultado? O que medirei?”
“Como saberei se alcancei esse resultado? O que verei, sentirei ou ouvirei?

  1. Pontos específicos: Quando, onde e com quem ?

Como você quer o seu resultado ? Em qual local especifico, quais os detalhes de como você quer os seus resultados, como local, onde,com quem. Tem data especifica para o resultado. Igual quando adquiridos uma casa, precisamos saber de tudo local, como a casa é, e formas de compra, suas taxas, parcelas e tudo que pode influenciar no resultado final.

 

Então sempre pergunte-se:

“Onde, especificamente, eu quero isso ?”

“Quando, especificamente, eu quero isso ?”

“Em que contexto eu quero isso ?”

 

  1. Recursos: De que recursos você dispõe ?

Some seus recursos. Eles estão em cinco categorias, dentre elas algumas mais relevantes do que outras, mas isso depende do resultados.

 

  • Objetos: Neste caso nos referimos a equipamentos e matérias que podem ajuda você a alcançar seus resultados. Como, prédio do escritório e tecnologias, livros, programas de televisão, vídeos aulas e áudios.

 

  • Pessoas: Isso é sócios, parceiros no negócio, amigos e familiares que também podem auxiliar na evolução do projeto.

 

  • Modelos: Procure por modelos de exemplo de pessoas que já alcançaram o resultado que você deseja. Eles já tem ou é o que você deseja ?Alguém compartilhou suas experiências ? Caso sim siga-os.

 

  • Qualidade pessoais: Você tem todas as habilidades necessárias para alcançar seus resultados, essa verificação é de extrema importância para desenvolver suas áreas carentes, e capacitar as pessoas envolvidas.

 

  • Dinheiro: Já tem o suficiente para iniciar a estratégia ? Pode levantar o suficiente ? Ou durante o caminho vai conseguir algum capital ?

 

  1. Controle: Você pode iniciar e manter esse resultado ?

Até o resultado final está sobre o seu controle quando obter o que deseja estará preparado para manter.

Como fazer com que as pessoas que fizeram você alcançar o resultado, continuem trabalhando com vontade própria e disposição, sem que trabalhem obrigadas. Pergunte-se:

 

“O que posso fazer diretamente para conseguir esse resultado ?”

“Como posso motivar as pessoas a trabalharem comigo? O que posso oferecer para que eles continuem comigo?”

 

  1. Ecologia: Quais são as consequências maiores?
  • Quanto tempo o resultado irá exigir para ser alcançado?Tudo tem um “custo e oportunidade”. Focar tempo e esforço em um objetivo desvia de outras coisas.
  • Como serão as consequências para as pessoas ao seu redor? Pensa de maneiras diferentes. No profissional pensa no seu chefe, amigos de trabalho, comandados e fornecedores. Já com a família pensa na sua esposa, filhos e parentes próximos. Pensando na ecologia do resultado, e dependendo dos resultados poderá mudá-lo ou pensar em algo novo.
  • O que você terá que deixar para trás para alcançar o resultado? Muitos falam que podemos ter tudo se estivermos disposto a pagar por isso.
  • O que está bom no momento atual ? O que deseja manter ? Apesar de muitas coisa no nosso momento atual serem bons para nós e empresas, isso também pode gerar resistências a mudança.
  • O que mais pode acontecer quando conseguir seu resultado ? Há sempre algo que acontece de forma secundárias.As vezes sendo pior do que a situação inicial.

 

  1. Identidade: Este resultado tem a ver com quem você é ?

O que este projeto para alcançar o resultado pode gerar para você ? Qual a importante dele na sua vida. Realmente o resultado que deseja obter representa suas vontades, ou está nessa por experiência. Caso sim pode  a ver outras oportunidades de ganha-la. Despendendo menos temos como cursos e outros formas.
O mesmo acontece nas áreas organizacionais. As empresas resolvem fazer mudanças sem muitas experiência com esta exata alteração, o que pode não ficar muito bem alinhado com os princípios básicos, o que rege a empresa a muito tempo. Então veja se a mudança para alcançar um resultado realmente esta de acordo com o que você quer.

 

  1. Como seus resultados se encaixam ?

Como você alcança um objetivo grande ? Com pequenas tarefas diárias.

Caso seu resultado seja muito grande, relacione todas as tarefas. Verifique quais são os obstáculos que impedem você de alcançá-lo e estabeleça resultados menores para não desanimar.
Quando o resultado for pequeno demais para ser motivador, comece a prestar atenção nos muitos detalhes que você tem, e pense se as tarefas também não estão muito pequenas. Caso não continue, pensando no grande resultados que essas pequenas tarefas realizaram.

 

  1. Plano de ação: O que fazer a seguir ?

Ao passar todo o seu plano nas perguntas, vai estar pronto para agir. Ou talvez delegar. Caso delegue, faça com que toda a equipe esteja alinhada com o resultado final. Para que todos saibam para o que estão trabalhando e criem também na mente delas uma recompensa final.

 

Lembre-se da história dos dois operários de construção. A ambos foi perguntando o que estavam fazendo. O primeiro disse: “Estou assentando bloco”. O segundo disse: Estou construindo um prédio maravilhoso”.

Adivinha qual está mais motivado para trabalhar todos os dias.

 

O post vai continuar, ainda temos muito a tratar sobre resultados. Um assunto muito longo então está dividido em dois.

Vou colocá-lo no link abaixo para ir direto assim que estiver disponível.

Obrigado pela leitura..

Diego Carvalho Lira

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